Notícias

Greve geral das universidades estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA) entra no terceiro mês com impasse sobre pontos prioritários para professores e estudantes

10 de Janeiro de 2014 às 00:42:21





Estudantes, professores e servidores das universidades estaduais fecharam o trânsito da avenida Dedé Brasil durante a manifestação.





O movimento de greve geral da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Vale do Acaraú (UVA) entra no terceiro mês e pode comprometer a recuperação do semestre letivo, interrompido no fim de 2013.

Professores e alunos dessas instituições, durante manifestação ontem, no campus da Uece no Itaperi, indicaram a continuação da greve e a necessidade de um encontro oficial com o governador Cid Gomes para discutir os pontos da pauta emergencial.

Em encontro extraoficial em evento no mês de dezembro, o governador sinalizou a negociação de três das cinco pautas prioritárias.

O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes, a reestruturação salarial dos servidores técnico-administrativos e o aumento da assistência estudantil estão entre as pautas com sinal de aceitação pelo Governo.

A presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (SINDUECE; ANDES-SN), Elda Maciel, diz haver necessidade de avançar em dois pontos primordiais para o movimento: concurso público para suprir a carência de pelo menos 789 professores efetivos nas instituições e a destinação de verba para reforma e expansão estrutural do Campus da Uece em Itapipoca.