Secretário da SETI enfrenta protesto de professores na UEPG. Docentes cobraram a retirada das Universidades no texto do Decreto 7.599/13. Secretário Alípio Leal garantiu a retirada a ser confirmada na próxima segunda feira
27 de Março de 2013 às 14:41:42Professores cobram defesa da autonomia universitária do titular da SETI
Durante a passagem do titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETI), Alípio Leal, para evento no Campus de Uvaranas da UEPG, docentes filiados ao SINDUEPG/ANDES-SN aproveitaram o encontro para cobrar a exclusão das Universidades Estaduais do decreto 7.599, que limita a autonomia administrativa de órgãos públicos no Paraná. O decreto foi publicado no diário oficial (DOE) de 18 de março de 2013 e, se a medida for implantada nas Universidades, vai inviabilizar o trabalho dos professores nas Instituições de Ensino Superior do Estado.
Secretário se comprometeu em fazer audiência com os Sindicatos Docentes das Estaduais no início de abril
Alípio Leal garantiu que a retirada das Universidades deste decreto já está "acertada" no Governo, decisão que dever ser confirmada na próxima segunda-feira (1º/04). O compromisso do secretário foi assumido na presença dos professores e também do reitor da UEPG, João Carlos Gomes.
Audiência
Além da retirada das Universidades do decreto, os professores cobraram ainda a audiência com o Fórum dos Sindicatos Docentes de Ensino Superior no Paraná, que já havia sido solicitado em fevereiro passado. O encontro foi confirmado pelo secretário para o início de abril.
A presidente do SINDUEPG, Jeaneth Stefaniak, acredita que a audiência significa a reabertura de negociações entre Governo do Estado e as entidades representativas do movimento docente nas Estaduais do Paraná. "Apostamos em um processo de negociação com o governo, objetivando a melhoria do Ensino Superior no Estado, a partir do respeito ao trabalho docente, explica.
Fonte: Sinduepg, Seção Sindical do ANDES-SN