Notícias

Governador Beto Richa intervém, desrespeita decisão do Conselho Universitário da UNESPAR e fere o princípio constitucional da autonomia universitária

22 de Março de 2013 às 01:51:29

A autonomia da universidade pública paranaense está sob ataque. No último dia 08 de março, em visita à exposição agropecuária de Paranavaí, o governador Beto Richa (PSDB) declarou à imprensa local que a sede da UNESPAR seria nessa cidade, e não mais em Curitiba, como já havia sido deliberado pelo Conselho Universitário da instituição.

A escolha da capital do Estado para sediar a reitoria da nova universidade pública do Paraná se deu após um amplo debate interno que levou em conta diversos critérios técnicos, ao contrário do que fez o governador, que, visando a manutenção de seu projeto de poder, se utilizou, como única motivação, a troca de favores políticos. Surpreendendo praticamente toda comunidade universitária que já tinha a definição da sede em Curitiba como fato consolidado.

A ação de Beto Richa significa um claro ataque a um dos princípios mais caros do ensino superior, que é a sua autonomia. Sendo um direito constitucional, a autonomia universitária significa a sua livre organização administrativa, didático-científica e de gestão de recursos, sem a ingerência de outros interesses que não a produção intelectual socialmente referenciada.

Ao desrespeitar uma instância democrática da própria UNESPAR, o chefe do executivo estadual acena com que há de mais perverso na política: o autoritarismo.

Assim, a ADUNICENTRO manifesta-se a favor do cumprimento da decisão tomada pelo Conselho Universitário consolidada a partir do debate interno da UNESPAR e declara sua consternação, tanto à decisão tomada pelo governador, quanto à forma com ela foi tomada, que desrespeitou, não só a comunidade que compõe a UNESPAR, mas todas as universidades públicas do Paraná.

Diretoria da ADUNICENTRO, Seção Sindical do ANDES-SN

Com informações do SINDUNESPAR, Seção Sindical do ANDES-SN