Notícias

Na manhã desta quinta-feira (21), em Guarapuava, durante o "Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná - PTV-PR" no Campus Cedeteg o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti),

21 de Março de 2013 às 22:29:12

Eis os principais trechos do documento entregue ao Secretário da SETI:

"PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS ESTUDANTES DA UNICENTRO

Em reunião realizada na SETI (Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná) no dia 12 de novembro de 2012, seis dias após o fechamento da votação do orçamento 2013 pela ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), o secretário Alípio Santos Leal Neto se comprometeu a disponibilizar verba para atendimento do subsídio no total de um 1 milhão e 200 mil reais de caráter provisório para o ano de 2013 para cerca de 10% dos estudantes e ainda recebeu a pauta de reivindicações de outras ações de assistência estudantil. Entendendo que a UNICENTRO está inserida na região mais pobre do Paraná que, segundo o IBGE, é a região com o IDH mais baixo do estado do Paraná e da região sul do Brasil. E tem o pior atendimento da assistência estudantil dentre as universidades estaduais, não dispondo nem de um Restaurante Universitário Estatizado (RU) o que prejudica em muito a manutenção dos estudantes em seus estudos. O sistema atual de restaurantes terceirizados (RTs) se mostra cada dia mais ineficaz, caro e que torna a comunidade acadêmica refém de caprichos das empresas terceirizadas que atende os restaurantes, fato comprovado no campus Irati, onde a empresa decidiu paralisar o atendimento de forma unilateral no dia 01 de março e que agora encerrará suas atividades em definitivo no dia 13 de abril.

Por isso, reiteramos que o subsídio tem caráter provisório e que tenha duração de um ano e exigimos que o projeto orçamentário do restaurante estatizado (RU) seja incluído na proposta orçamentária de 2014 e não aceitaremos que o prazo seja após o fechamento da votação da ALEP e não rubricada novamente.

Assim, por se tratar de um direito básico que o governo estadual deve prover, exigimos equiparidade de assistência estudantil às outras universidades estaduais (UEM, UEPG e UEL), pois entendemos que a UNICENTRO como fonte formadora de indivíduos nas principais áreas de atuação profissional, não pode e nem deve se ausentar da responsabilidade exigida de uma Universidade Pública, bem como, não cabe ao governo de forma alguma se privar de fornecer recursos para que haja a igualdade no acesso ao Ensino Superior público e gratuito.

E ainda reivindicamos novamente como na pauta de 2012, outras medidas de assistência estudantil:

1- Moradia estudantil; 2- Bolsa - auxílio ao estudante; 3- Passe livre para estudantes; 4- Abertura da universidade e da biblioteca nos finais de semana para que os estudantes possam trabalhar em suas pesquisas e leituras;

5- Fim das taxas do R.A e outras taxas já que se trata de uma universidade pública e gratuita; 6- Estatização do R.U em 2014. 7- Creches para os filhos das estudantes, professoras e funcionárias 8- Outros assuntos que assegurem a autonomia universitária e a assistência estudantil.

Por meio deste documento queremos firmar o compromisso com o secretário Alípio Santos Leal Neto frente às reivindicações dos acadêmicos da UNICENTRO, e assim muito mais do que simples palavras esperamos ações que resultem na melhoria da vida acadêmica, entendemos as palavras como meio de chegarmos a um consenso. Agora é o momento de atitudes e não apenas de assinaturas. Esperamos que o compromisso seja atendido com seriedade por parte do Governo e da Reitoria.

CEB - Conselho de Entidades de Base (sessão realizada em 20/03/13).

CI-Livre! - Coletivo Inquietude Livre."