Seções Sindicais repudiam processo de escolha para Reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)
02 de Fevereiro de 2013 às 01:55:36As seções sindicais do ANDES-SN, reunidas no 1º Encontro Extraordinário da Secretaria Regional Nordeste I do Sindicato Nacional, aprovaram uma moção de repúdio ao processo eleitoral para a reitoria da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (CE).
No documento as entidades denunciam a exiguidade dos prazos para a escolha dos dirigentes da UVA e classificam o processo de "anacrônico e antidemocrático", não condizente com o papel das universidades públicas brasileiras.
Assinam o texto as seções sindicais da Universidade Regional do Cariri (Sindurca), da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), da Universidade do Vale do Acaraú (Sinduva), do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Sindcentec), da Universidade de Fortaleza (Adunifor) e Universidade Federal do Maranhão (Apruma).
Entenda o caso:
No dia 15 de janeiro de 2013, em pleno mês de férias dos docentes, a Reitoria da UVA enviou comunicado à comunidade acadêmica, por meio da assessoria de comunicação, referente ao processo eleitoral para elaboração da lista tríplice para o cargo de Reitor e Vice-Reitor.
O processo eleitoral define que as inscrições de chapas devem ser realizadas no período de 28/01 a 01/02/2013, e a escolha, que se dará no colégio eleitoral composto "pelos membros efetivos do Conselho Universitário-CONSUNI, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE e do Conselho Diretor-CONDIR", conforme a Resolução nº 002/2013-CONSUNI, no dia 15 de fevereiro de 2013.
Leia aqui a íntegra da Moção de Repúdio.