Notícias

ANDES-SN se reúne com Abruem para discutir financiamento das IEES e IMES

13 de Dezembro de 2012 às 02:20:20



Diretores do ANDES-SN se reuniram na tarde desta quarta-feira (12) com o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes. O encontro foi solicitado pelo Sindicato Nacional, para discutir as ações das duas entidades em relação ao financiamento das Instituições Estaduais (IEES) e Municipais (IMES) de Ensino Superior.

Gomes informou aos diretores do ANDES-SN que a Abruem iniciou um movimento pela formação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais. A expectativa da Abruem é conseguir até o final deste ano o número necessário de assinaturas para a constituição da Frente.

Segundo o presidente da Abruem, o foco da entidade nesse momento é conseguir que o Governo Federal tenha em seu orçamento recursos previstos o custeio das IEES e IMES.

"Hoje as Estaduais e Municipais detém 40% dos alunos matriculados no Ensino Superior Público. Precisamos que o governo Federal entenda que os governos estaduais estão fazendo esforço para manter as universidades, mas precisamos de recursos para o custeio das instituições, que é a nossa maior dificuldade", disse Gomes, acrescentando que a verba poderia até já vir com destinação definida e citou a política de permanência estudantil como exemplo.

Gean Santana, 2º vice-presidente do ANDES-SN e membro da coordenação do setor das IEES/IMES, destacou que a luta por mais recursos e por autonomia financeira das instituições também é uma bandeira do movimento docente em vários estados.

"A nossa perspectiva é construir um modelo de autonomia financeira que contemple o financiamento das atividades fim das instituições. Ou seja, ensino, pesquisa e extensão nas universidades", ressalto o diretor do Sindicato Nacional.

O presidente da Abruem destacou que o foco de intervenção de sua entidade é junto ao governo federal e que o diálogo sobre especificidades de cada estado precisa ser feito junto aos governos estaduais. E que após a composição da Frente, devem realizar audiência pública para discutir o tema.

Participaram da reunião, junto com Gean Santana, o 2º Secretário do ANDES-SN, Paulo Rizzo, e Cintia Xavier, 2ª vice-presidente da Regional Sul e coordenadora do Setor das IEES/IMES.

Fonte: ANDES-SN