Sindicato dos Docentes da UEL (Sindiprol/Aduel) disponibiliza on line revista em que é discutida a histórica greve dos seis meses das universidades estaduais do Paraná entre 2001-2002
25 de Novembro de 2012 às 13:41:28Sindicato dos Docentes da UEL (Sindiprol/Aduel) disponibiliza on line revista que traz a histórica greve dos seis meses das universidades estaduais do Paraná entre 2001-2002.
A revista traz vários artigos, entrevistas e fotos da época em que as universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM e UNIOESTE) fizeram a mais longa greve de docentes universitários do Brasil.
Esta foi a mais longa greve deflagrada pelo movimento docente no Brasil em toda a sua historia tendo durado 177 dias. Essa greve, por melhores salários e contra o desmonte da estrutura física e humana das IEES foi mais longa que outra greve histórica do movimento docente: a greve das federais em 2005, que durou 112 dias e a de 2012 que durou quatro meses.
A ausência da UNICENTRO naquele movimento foi duramente sentida por muitos docentes da nossa instituição que não compreendiam e nem aceitavam que nossos companheiros das demais IEES estivessem lutando sozinhos e que, sendo vitoriosos, os docentes da UNICENTRO também seriam beneficiados.
A UNICENTRO não gozava até aquela época de boa reputação perante as demais IEES no campo da luta por melhores condições de trabalho docente e salários. Essa situação mudou a partir de 2003 quando uma nova leva de docentes ingressou na UNICENTRO e impulsionou a criação da seção sindical do ANDES-SN. Era gestada a ADUNICENTRO, Seção Sindical. A partir deste momento a UNICENTRO nunca mais ficou alheia, nem deixou de participar ativamente de todos os movimentos em defesa das universidades e da categoria docente.
A revista do SINDIPROL/ADUEL pode ser integralmente visualizada no link: http://issuu.com/sindiproladuel/docs/revista-do-sindiprol-aduel-edicao-01