Notícias

ANDES-SN, realizará X Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES entre 28 e 30 de setembro

19 de Setembro de 2012 às 14:40:27

ANDES-SN realizará X Encontro do Setor das Iees/Imes

O financiamento das instituições superiores de ensino e os efeitos da reforma da previdência são alguns dos temas a serem debatidos no X Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes, a ser realizado de 28 a 30 de setembro, em Brasília. O Encontro vai reunir docentes de instituições estaduais e municipais de ensino superior de todo o país.

"Os temas do tema do financiamento e da previdência têm preocupado os docentes dessas instituições. O primeiro porque a imposição do estrangulamento orçamentário às Iees/Imes pelos governos estaduais tem sido uma constante, o que compromete as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de nossas condições de trabalho e salários, achantado-os mais ainda. Com isso, a construção da luta para reverter esse quadro, localmente e nacionalmente, tem sido tarefa prioritária por parte do movimento docente através das seções sindicais das Iees/Imes. Já a criação recente do Funpresp nos preocupa, pois muitos estados resolveram trilhar os passos do governo federal e também estão buscando implementar a previdência complementar", argumenta o 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana.

Curso
A primeira atividade será um minicurso sobre orçamento público nos estados e municípios, a ser ministrado pelo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Osmar Ferreira, que presta serviço ao ANDES-SN. A realização desse curso foi deliberada no 57º Conad, como forma de subsidiar as seções sindicais do setor das Iees/Imes nos debates sobre a elaboração dos orçamentos estaduais e municipais e dos orçamentos das IES.

"Nesse curso, nós vamos apresentar as principais peças orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento), falar um pouco sobre a classificação de receitas e despesas, limites de gastos com pessoal e limites da dívida pública", adianta Ferreira.

"No último encontro, muitos colegas apresentaram dúvidas técnicas acerca do orçamento, daí porque resolvemos oferecer esse curso", explica Santana. A expectativa dele é de que, a partir desse encontro, seja fortalecida e unificada a luta em torno do financiamento das Iees/Imes. "O ideal seria que todos os Estados e municípios tivessem uma política de financiamento para o ensino superior, como ocorre em São Paulo, daí porque é necessário fazermos uma luta conjunta", defende.

O curso será dado durante todo o dia 28 de setembro, das 10h às18h, com intervalo para o almoço. Em seguida, às 19h, será realizada uma mesa redonda sobre o tema "Federalização/Estadualização: problemas e perspectivas". Os palestrantes são a professora Neila Nunes de Souza, da Universidade Federal do Tocantins, e Willani Palhares Leal, da Fundação Universidade de Tocantins (Unitins).

No sábado, dia 29, os trabalhos começarão, às 9h, com uma mesa redonda sobre o tema "Financiamento das Instituições Estaduais Públicas", que terá como palestrantes os professores Crispiniano Carneiro de Oliveira, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Luiz Fernando Reis, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

À tarde, com início previsto para às 14h, a mesa redonda terá como tema "Desdobramentos da reforma da Previdência", cujos palestrantes serão José Miguel Bendrão Saldanha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e José Menezes Gomes, da Universidade Federal do Maranhão. À noite, das 19h às 22h, será votada a atualização do plano de lutas do setor e debatidas as demandas locais. A plenária de encerramento será manhã do domingo, dia 30 de setembro.

Fonte: ANDES-SN