Notícias

ADUNICENTRO manifesta solidariedade aos docentes da UEPG e repudia qualquer tentativa de retaliação a professores e estudantes por aderirem à greve

24 de Agosto de 2012 às 20:06:00

SINDUEPG repudia intimidação ao movimento docente

A paralisação docente na UEPG forçou o Governo do Estado a agilizar a tramitação e aprovação do projeto de lei, que assegura o aumento de 31,73% em quatro parcelas a partir de outubro, é uma conquista dos mais de 95% dos professores que aderiram ao movimento grevista. A conquista, portanto, deve-se fundamentalmente aos professores - com apoio dos estudantes e de outros setores da comunidade - que construíram este processo de paralisação. Além disso, o movimento ganhou adesão envolvendo todas as Universidades Estaduais do Paraná.

Ao registrar esta conquista histórica do movimento docente, a diretoria do SINDUEPG-ANDES esclarece que, se porventura, professores ou estudantes registrarem qualquer forma de pressão, ameaça ou intimidação à adesão à paralisação das atividades devem informar o sindicato.

Por fim, a direção do SINDUEPG faz um apelo aos diversos setores da administração da UEPG para que discutam, em suas respectivas áreas de competência, as formas mais viáveis de encaminhar eventuais conflitos decorrentes da paralisação docente.

A diretoria do SINDUEPG não vai aceitar qualquer forma de intimidação ou ameaça aos docentes que aderiram ao movimento e, com seu envolvimento direto, garantiram esta importante conquista que vai fortalecer a universidade pública.

Não serão aceitas qualquer forma de pressão, coerção, perseguição, discriminação que se configurem processos de desrespeito o direito humano à liberdade de expressão, movimentação, do direito de ir e vir.

Em qualquer dúvida, os professores devem procurar o Sindicato dos Docentes da UEPG, que vai fiscalizar e assegurar a defesa do legítimo direito de expressão e de luta pela dignidade docente. Cabe ao sindicato encaminhar aos órgãos de proteção as medidas protetivas adequadas.

Sindicato dos Docentes da UEPG - ANDES SN, 23 de agosto de 2012.