Notícias

Investimentos com funcionalismo em queda no Brasil. Enquanto aumentam gastos com dívida pública, investimento em servidores diminui. Gastos com funcionalismos eram maiores há 12 anos. Entre as categorias mais afetadas está a do

27 de Julho de 2012 às 04:35:43

Segundo dados apontados no site da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o Estado brasileiro vem investindo cada vez menos no funcionalismo público. Enquanto no ano 2000, 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) era investido no setor, em 2012 o valor diminuiu para 4,15%. Além disso, em 1995, 56,21% do que o Estado arrecadava em impostos era investido em pessoal. No ano de 2011, em contrapartida, apenas 32,10% foi investido.

Os números revelam a inversão de prioridades que vem ocorrendo, nos últimos anos, em nosso país, e que comprometem a qualidade do serviço prestado à população brasileira e as condições de trabalho daqueles que o realizam. Em função de tal descaso com o serviço público federal, mais de 26 categorias em 25 estados e no Distrito Federal colocam-se em mobilização para enfrentar os ataques que tiveram início com governos passados, mas que seguem sendo executados pelo atual.

Dia Nacional de Lutas

Para aumentar a mobilização e articulação entre as categorias envolvidas, o dia 31 de julho, próxima terça-feira, será uma data nacional de lutas, que envolverá atividades em vários estados do país. A escolha do dia justifica-se por ser a data apontada pelo Ministério do Planejamento para apresentação de propostas concretas para a maioria dos servidores do Executivo.

No dia 2 de agosto, as centrais CSP-Conlutas, CUT e CTB também convocaram atividades. Ainda no início do próximo mês, dia 9, deverá ocorrer nova marcha a Brasília.

*com informações da Condsef

Fonte: Sedufsm - Seção Sindical