ANDES-SN vai debater porque os docentes estão adoecendo mais. IV Encontro Nacional do ANDES, Sindicato Nacional, sobre Saúde do Trabalhador Docente será realizado em Curitiba no dia 18 de maio
12 de Maio de 2012 às 13:40:30ANDES-SN vai debater porque os docentes estão adoecendo mais
A desvalorização do papel do professor, a sobrecarga de atividades e a falta de infraestrutura física e de pessoal para desenvolver com qualidade suas atividades são alguns dos fatores têm levado a um crescente adoecimento dos docentes das universidades brasileiras. Esse é um fenômeno que já vem sendo estudado por alguns pesquisadores e que será tratado no IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Saúde do Trabalhador, a ser realizado de 18 a 20 de maio, em Curitiba, que terá como tema o "Adoecimento docente: causas e estratégias de enfrentamento".
"Infelizmente, os nossos professores estão sobrecarregados, tendo de conciliar atividades de ensino, extensão, orientação, pesquisa, publicação de artigos, participação em congressos, em bancas de concursos e de mestrados e doutorados. Há uma cobrança de produtividade muito grande, o que tem deixado muitos de nós doentes", afirmou a 1ª vice-presidente da Regional Sul, Bartira Grandi, que é uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria.
A diretora do ANDES-SN informou que o objetivo desse IV Encontro será se debruçar sobre essas questões e debater alternativas de combate a essa situação.
A abertura do IV Encontro será às 18h do dia 18 de maio, com a conferência "Adoecimento Docente: causas e estratégias", a ser proferida pelo professor da Universidade Federal de São Carlos Eduardo Pinto e Silva. No sábado, dia 19, pela manhã, será realizada a mesa redonda "Relações no Trabalho - Violência no Trabalho e Assédio Moral", que contará com a participação de Deise Mancebo, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nesse mesmo dia, à tarde, será realizada a mesa redonda "Condições de Trabalho e Adoecimento Docente", que contará com a participação de June Rezende, médica sanitarista e auditora fiscal do Ministério do Trabalho. À noite está prevista a oficina "Ação Sindical em saúde do trabalhador - o papel das seções sindicais na atuação pela saúde docente". No domingo, 20, será realizada a plenária de avaliação e encaminhamentos.
Bartira Grandi explicou que a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr-SSind) dispôs-se a sediar o evento. Essa seção sindical vem desenvolvendo devido a ações realizadas na defesa da saúde docente. "Acho que será uma troca interessante, já que eles vêm se debruçando sobre o adoecimento docente há algum tempo", afirmou.
Fonte: ANDES-SN