Professores municipais entram em greve em Guarapuava. Sisppmug recomeça movimento por reposição salarial
22 de Março de 2012 às 03:29:00Professores municipais de Guarapuava entrarão em greve na sexta-feira dia 30. A decisão foi tomada durante assembléia convocada pelo Sisppmug ( Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava) no final da tarde desta quarta-feira, dia 21, na sede da entidade.
De acordo com a presidente do Sindicato, Clair Simões Rodrigues, a categoria retoma o movimento que vem sendo realizado desde anos anteriores motivada pelo descaso do prefeito Fernando Ribas Carli. A pauta principal é a reposição salarial que já acumula mais de 40% nos últimos sete anos e agora o não cumprimento do piso nacional do magistério. "Fizemos uma comissão e fomos na semana passada tentar conversar com o prefeito, mas recebidos apenas pela secretária de Administração Ana Paula(Silva Poli Oliveira)", disse a presidente. Segundo Clair, a secretária disse apenas que o prefeito estaria disposto a conceder a reposição, mas não soube quanto e nem quanto. "Nem o impacto que causaria à folha ela (a secretária) soube nos dizer", emenda Clair.
Outro fato que provoca paralisação é que para os professores terem direito ao piso nacional do Magistério é necessária a aprovação da Câmara de Vereadores. "Até hoje nenhum projeto de lei foi encaminhado à Câmara", afirmou a presidente do Sisspumg.
Em 2011 os professores liderados pelo Sisppumg puxaram um movimento pela reposição salarial. Passeatas, concentrações em sessões da Câmara, manifestações em frente a Prefeitura, panfletagem no Calçadão da Rua XV de Novembro e greve marcaram a luta do Sindicato. Mas nada disso sensibilizou o prefeito. Desta vez, a movimentação será na sexta-feira (30) às 9 horas, na Praça 9 de Dezembro, da qual seguirão em passeata até a prefeitura.
Fonte: Rede Sul de Notícias