Paralisação em 07 de março. DOCENTES E ESTUDANTES CONSEGUEM VITÓRIA PARCIAL ! Há margem para avançar mais! Leia informe conjunto dos sindicatos dos docentes das universidades sobre o dia de ontem
08 de Março de 2012 às 17:09:16Neste dia 07 de março, os docentes e estudantes da UNICENTRO, UEL, UEM, UEPG e UNIOESTE, UNESPAR e UENP paralisaram suas atividades para exigir do governo Beto Richa uma proposta de reajuste salarial e a recomposição do orçamento de 2012. Cerca de 600 docentes e estudantes destas cinco universidades marcharam pelas ruas do centro de Curitiba em direção ao Palácio do Iguaçu, onde realizaram uma forte e entusiasmada manifestação em defesa de nossas universidades.
A adesão à paralisação foi massiva na cinco maiores IEES atingindo cerca de 90% da categoria. Também houve apoio e envolvimento direto de DCEs de quatro universidades (UEL, UEM, UNIOESTE e UEPG).
Os resultados deste movimento foram vitoriosos. Em audiência ocorrida às 10hs o governo anunciou a suplementação dos recursos para o custeio das universidades. Além disto, também anunciou que o governador Beto Richa determinou a criação imediata de um grupo técnico para apresentar uma proposta de reajuste salarial docente em uma semana. " Estamos acompanhando as tratativas e temos urgência. Esperamos apresentar em uma semana uma proposta que satisfaça os professores e atenda as possibilidades do Estado", afirmou o governador.
O grupo técnico é formado por técnicos do governo e pela secretarias da administração pública, da Fazenda, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento. Ainda no dia 07 de março, o secretário de administração e previdência, Luis Eduardo Sebastiani, convocou os reitores a enviar com urgência a folha salarial das universidades para o início das atividades do grupo técnico.
A diretoria da ADUNICENTRO, junto com os demais sindicatos docentes das universidades, UEM, UNICENTRO, UEPG E UEL, avalia que o movimento foi parcialmente vitorioso porque não há garantia que o governo cumprirá a promessa de apresentar uma proposta de reajuste salarial dentro de uma semana. Por isso, a ADUNICENTRO e os demais sindicatos docentes indicam a necessidade de nova paralisação no dia 20 de março, com a realização de assembléias docentes para deliberar sobre a proposta do governo, principalmente sobre sua implementação.
Em assembleia os docentes da UNICENTRO determinação a realização de reunião informativa nesta segunda-feira próxima, dia 12 na qual será repassada as informações da reunião que os sindicatos docentes irão realizar em Maringá neste domingo acerca do quadro geral de mobilização e indicação de próximos atos.