Notícias

FES define prioridades para 2025 em reunião realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro em Curitiba

11 de Fevereiro de 2025 às 11:40:34

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne sindicatos de servidores do Poder Executivo do Paraná, realizou reunião na sede da APP-Sindicato, em Curitiba, para estabelecer os eixos prioritários de atuação em 2025. A defesa dos servidores públicos, ativos e aposentados, e o fortalecimento do serviço público foram os temas centrais.


Data-base e reposição salarial


O FES destacou a defasagem salarial de 47% após seis anos sem reposição da inflação. A entidade atuará para que se estabeleça uma mesa de negociação com o governo visando que este apresente uma proposta para o pagamento da dívida salarial com o funcionalismo, que, em abril deste ano, alcançará 47%.


Fim da terceirização e cargos comissionados


A entidade exigirá o fim da terceirização e do excesso de cargos comissionados. Os sindicatos farão um levantamento do número de terceirizados para embasar as negociações.


Concurso público


A entidade cobrará concursos públicos e a retomada das negociações sobre a tabela dos agentes de apoio.


Saúde


A coordenação destacou a importância de uma política efetiva de saúde para os servidores e vai continuar com o GT que hoje vem fazendo este debate com o Estado.


Comunicação e combate ao desmonte


O FES priorizará a melhoria da comunicação com sindicatos e servidores, além de combater o desmonte e a privatização do Estado.


Fim do confisco previdenciário


A entidade se unirá a outras organizações para lutar pelo fim do desconto nas aposentadorias de quem recebe até o teto do INSS (R$ 8.157,41).


Atualização da coordenação


A reunião também marcou a atualização das lideranças do FES, considerando mudanças nas direções dos sindicatos filiados.


O FES reforça seu compromisso com a defesa dos servidores e do serviço público, convocando todas as categorias a se unirem nessa luta em 2025.


 


Reprodução: FES Paraná.


 



Os Professores Maurício Camargo Filho, presidente; e Geverson Grzeszczeszyn, tesoureiro, representaram a categoria docente da Unicentro pela ADUNICENTRO.