Notícias

Ato contra a ofensiva transfóbica na Unicentro e pela permanência de pessoas transgêneros e travestis no ensino superior foi realizado em 11/10/23

17 de Outubro de 2023 às 02:46:48

Na noite de 11 de outubro de 2023, a comunidade acadêmica da Unicentro, representada primariamente pelo movimento estudantil, juntamente com movimentos sociais, partidos políticos, trabalhadores e trabalhadoras, sindicato, grêmios estudantis e estudantes secundaristas, reuniram-se em defesa da permanência de pessoas transgênero e travestis no ensino superior e para denunciar a ofensiva transfóbica que vem ocorrendo nas dependências da UNICENTRO.

De acordo com o movimento estudantil da UNICENTRO, após várias tentativas de apagamento de bandeiras e adesivos representativos da comunidade trans, suásticas começaram a "aparecer" dentro da universidade, no campus Santa Cruz, o que é algo inadmissível numa instituição de ensino superior, a qual deve ser vivenciada pelos seus atores dentro dos princípios dos Direitos Humanos. Aliás, o respeito à diversidade deve caracterizar, fundamentalmente, a existência da universidade pública. 


Nos discursos do evento, foram abordados aspectos como a necessídade de cotas para pessoas trans nos vestibulares e a importância da denúncia de atos e comportamentos transfóbicos na instituição.


O Sindicato dos Docentes da Unicentro - ADUNICENTRO esteve presente, representado pelo seu Presidente - Prof. Geverson Grzeszczeszyn, apoiando e corroborando o ato, inclusive por meio de impressões de cartazes anteriormente ao evento e com a disponibilização de materiais para elaboração in loco de cartazes pelos presentes.


#Unicentrosempreconceito
#Diversidade