Notícias

Proposta do governo do Paraná não resolve problema da evasão dos docentes

12 de Novembro de 2011 às 19:17:43

Em reunião nesta sexta-feira (11) com representantes dos sindicatos dos docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, secretários do governo apresentaram uma proposta de reajuste salarial para a categoria. O governo se propõe a equiparar o piso inicial da carreira docente ao piso inicial dos técnicos de nível superior das Iees do Paraná, em três parcelas anuais de 9,62%, totalizando 31,73%, a vigorar a partir do inicio de 2012. Não foi apresentada nenhuma proposta quanto ao incremento à titulação, cuja negociação ficou em aberto.

Para o 1º tesoureiro da Regional Sul do ANDES-SN, Denny Silva, a proposta, apesar de aumentar o piso salarial dos docentes, não resolve o problema da evasão dos docentes das IEES. "O salário continuará defasado em relação às universidades federais e os professores vão continuar deixando as Iees do Paraná", avalia.
Representaram o governo na reunião desta sexta-feira (11), o secretário de Administração e Planejamento, Luiz Eduardo Sebastiani e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Também participaram do encontro, os reitores das universidades estaduais e os deputados Tadeu Veneri (PT) e Marcelo Rangel (PPS).

Foi acertado que em 10 dias o governador convocará reunião para anunciar oficialmente a proposta, que ainda será analisada pelas secretarias de Planejamento e Fazenda.

"Até esse dia, os sindicatos farão assembleias locais para avaliar a situação e deliberar sobre o que vamos fazer", avisa Denny Silva. Ele lembra que a apresentação dessa contraproposta pelo governo só foi possível pela organização e mobilização dos docentes e que nada está garantido. "Portanto, precisamos ficar atentos e mobilizados", argumenta.

As negociações pela implantação do novo plano de carreira dos docentes do Paraná começaram em abril. Desde então, a categoria tem se mobilizado. As últimas manifestações ocorreram nos dias 26 e 27 de outubro, quando professores de três universidades realizaram paralisações.

Assembleia
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem) convocou assembleia para a próxima quarta-feira (16), às 15h, no auditório Nadir Cancian.

As outras seções sindicais do ANDES-SN no Paraná - Adunicentro, Sinduepg e Adunioeste - também vão realizar assembleias para avaliar a proposta do governo.