Nesta terça-feira (29), manifestantes de todo o país irão ocupar a Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), em protesto com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita o gasto primário da União e reduz os recursos destinados à Saúde e Educação públicas, entre outros ataques aos direitos sociais da população.
Caravanas de todos os estados já estão em deslocamento, trazendo milhares de docentes, estudantes, técnico-administrativos, servidores públicos de outras categorias, diversas das quais estão em greve nesse momento, trabalhadores do setor privado, representantes de diversos movimentos sociais para a capital brasileira.
A PEC 55, já aprovada na Câmara dos Deputados, deve ser votada em primeiro turno no Senado nesta terça. Também estão na pauta de votação da Casa o Projeto de Lei do Senado 204/2016 e o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 54 (antigo PLP 257/2015).
A atividade, denominada #OcupaBrasília em referência às ocupações estudantis, foi inicialmente proposta por entidades do setor da educação e incorporada pelas centrais sindicais e demais entidades sindicais de base. Na programação, está prevista, às 14h, uma aula pública em frente ao Ministério da Educação, com Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. A partir das 16 horas, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República, para a Marcha até o Congresso Nacional. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.