Desvio de dinheiro na SETI resulta em três funcionários afastados de seus cargos. Implicados não fazem parte do quadro de indicados pelo Secretário Alípio Leal para compor sua equipe
21 de Outubro de 2011 às 23:20:24Foi detectada a participação de funcionários públicos em esquema de desvio de dinheiro de bolsa-trabalho na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O governo Beto Richa mostrou a diferença em relação ao governo anterior e agiu rápido.
Em 2 dias houve a instauração de processo de investigação criminal e cível, a pedido da Secretaria da Fazenda e Ciência e Tecnologia, no GAECO, que no mesmo dia ouviu os envolvidos.
Braz Pamplona, Benê Rodrigues de Oliveira e Izaias Alberto dos Santos confessaram perante os promotores a participação criminosa em desvio nos meses de julho e agosto deste ano, de cerca de 12 mil reais rateado entre eles.
Uma comissão de sindicância, com integrantes de quatro secretarias, presidida pela Secretaria de Controle Interno, foi instalada e vai apurar quem esteve envolvido e o período em que ocorreu o desvio. Com base no que já foi levantado, foram publicados 3 decretos de exoneração dos réus confessos dos cargos comissionados (decretos 3077, 3078 e 3080 de 21 de outubro de 2011).
Além disso, uma equipe de contabilistas da Secretaria da Fazenda estará dirigindo o setor financeiro da Secretaria de Ciência e Tecnologia já na segunda e proverá de informações a Comissão de Sindicância, que é o primeiro passo para os Inquéritos Administrativos Disciplinares que poderão concluir pelo desligamento dos envolvidos do quadro de funcionários.
http://www.fabiocampana.com.br/2011/10/governo-demite-3-por-desvio-de-verbas-na-secretaria-de-ciencia-e-tecnologia/