Nota de repúdio à prisão do Professor Rafael Saddi da Universidade Federal de Goiás
17 de Fevereiro de 2016 às 09:19:51A Associação Nacional de História - ANPUH vem por meio desta repudiar a prisão arbitrária e injustificada do professor e historiador Rafael Saddi, docente da Universidade Federal de Goiás, que em ato de exercício de cidadania solicitou às autoridades policiais (Polícia Militar do Estado de Goiás) o direito de acompanhar como observador o processo de desocupação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduce Educação), cujo prédio estava ocupado pelo movimento estudantil que protesta contra as políticas privatistas da educação desenvolvidas pelo Governo de Goiás, comandado por Marconi Perillo (PSDB).
Esta atitude criminaliza as ações daqueles educadores que buscam mediar processos de diálogo em situações de conflito, e se configura, pelas circunstâncias desta prisão, que devem ser devidamente apuradas, formas de abuso de poder por parte das autoridades policiais.
Em plena solidariedade com o professor Rafael Saddi apelamos às autoridades competentes que agilizem sua pronta liberação.
Leia aqui o informativo da Faculdade de História da UFG sobre os acontecimentos
Leia a notícia na Adufg Sindicato
Com informações de Secundaristas em Luta - GO
Fonte: ANPUH
MATÉRIA RELACIONADA: Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação