Governador Beto Richa receberá amanhã, dia 16 de setembro, dirigentes sindicais para tratar da proposta de carreira dos docentes das universidades estaduais. Medidas visam diminuir a preocupante evasão de docentes das IEES paranaense
15 de Setembro de 2011 às 13:18:38A proposta, discutida em assembleias dos docentes e consolidada pelo Grupo de Trabalho que reúne os Sindicatos, a SETI e a APIESP consiste no seguinte:
1- Alteração dos incentivos a titulação: 45% ao especialista, 70% ao mestre e 100% ao doutor;
2- equiparação do piso salarial do professor auxiliar ao piso do técnico de nível superior das IEES que atualmente é de R$2.382,77 para 40 horas/semanais;
3- sendo alterado o piso dos técnicos, automaticamente será também alterado o piso do professor auxiliar.
A comissão entre Sindicatos, SETI e APIESP é uma comissão permanente, e após os encaminhamentos referentes à revisão da carreira, outros temas deverão ser discutidos e propostos para tornar as IEES mais atraentes à permanência de seus docentes, como por exemplo: situação nos Hospitais Universitários (HU), Gratificação Saúde (GS), TIDE como Regime de Trabalho instituído no edital de concurso sem vinculação à pesquisa e extensão, além de tratar de assuntos como Professor Temporário, nomeação de docentes concursados. Modificações nos regulamentos internos das IEES não devem ser de pronto descartadas a fim de tornar a permanência dos docentes nas IEES mais atraente.
Medidas visam diminuir a preocupante evasão de docentes das IEES paranaenses para outros estados e universidades federais. Este fluxo tem comprometido as atividades de grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do Paraná.
Logo após a reunião com o Governador novo informe será apresentado e assembleia dos docentes deverá ocorrer nos próximos dias.