Informes do COMITÊ DE ÉTICA DE GREVE à Propesp e CEPE. Veja o que foi deferido e indeferido
04 de Outubro de 2015 às 21:04:19INFORME 1
Do comitê de Ética de Greve – Unicentro
Ao CEPE/Unicentro
Assunto:
Solicitação de Convalidação de Atividades e Ciência das Atividades Indeferidas Egrégio Conselho: Solicitamos a convalidação das seguintes atividades didático-pedagógicas:
• Iniciação Científica, PIBID, Pro docência e Universidade sem Fronteiras. Algumas destas atividades tem convênios externos e, portanto, devem ser mantidas sem atividades docentes, considerando os cronogramas já aprovadas antes da greve. Portanto, as pesquisas (estudos, coleta e analise de dados) podem continuar pois, a tarefa é discente;
• Relações Internacionais: Tais atividades tiveram parecer favorável, já que contemplam convênios internacionais e os alunos envolvidos tem prazos específicos;
• Estágios Supervisionados: Quando envolvem atividade docente, foram indeferidos; Tiveram parecer favorável à continuidade de estágio aqueles que não envolvem supervisão docente, portanto, o setor de Ciências Sociais Aplicadas pode realizar estágios sem atividade docente;
• TCC: Indeferidas as atividade que são docentes.
• Pós-Graduação(Lato e Stricto Sensu): Com a suspensão das atividades docentes, todas as solicitações foram indeferidas. E, encaminharemos solicitação a Propesp sobre a adequação de calendários para os alunos que necessitam. As Bancas de Defesa devem ser mantidas, preservando as agendas já formalizadas. Encaminhamentos de documentos para seleção de Bolsas e Seleção de Doutorados devem ser mantidas, preservando prazos externos.
• Lembramos que a suspensão do calendário e a deliberação da greve inclusive as reuniões de conselhos, acontecem logo que os professores, em assembleia, deliberem sobre o retorno do trabalho e, portanto, o fim da greve.
Segue em anexo, cópias das demandas recebidas pelo Comitê de Ética de Greve-Unicentro.
Guarapuava, 22 de Maio de 2015.
Comitê de Ética de Greve – Unicentro
INFORME 2
À Propesp – Unicentro e coordenadores de Pós-Graduação
Prezados(as) Senhores(as):
Em reunião do Comitê de Ética da Greve dos Professores da Unicentro, foram analisadas todas as demandas que envolvem cursos de pós-graduação (lato e stricto senso) na instituição e, considerarmos que:
• As atividades da docência estão suspensas, desde a assembleia, a qual deliberou em maioria absoluta pela manutenção da greve, junta-se a esse fato, a suspensão do calendário acadêmico.
• As pesquisas dos alunos nos cursos em questão, já estão em andamento, e podem seguir o cronograma pré-estabelecido pelos orientadores, não havendo necessidades urgentes de suspensão, pois a continuidade destas não interferem no movimento de greve, já que é uma atividade discente.
• Quanto as demandas que envolvem a CAPES/CNPQ, o comitê de Ética encaminhará à Propesp – Unicentro, carta solicitando readequação de calendário e cronograma das disciplinas, as quais poderão ser ofertadas posteriormente em blocos, conforme a necessidade de cada curso.
• Nas especializações, as quais envolvem a FAU, sugere-se que a atividade da docência seja realizada com professores externos à Unicentro, no entanto, as coordenações devem se atentar ao fato, de que os funcionários (SINTESU) também aderiram a greve, neste sentido, a manutenção da estrutura esta prejudicada. Diante do acima exposto, fica INDEFERIDO as solicitações da atividade da docência nas pós-graduações da Unicentro, durante o período de greve.
Sabemos da importância dos Programas de Pós-Graduação para com a formação profissional e o desenvolvimento acadêmico-social mas, diante da grave situação que se encontra a nossa educação estadual, traduzida em atos, inclusive, de violência para com a sociedade, não nos resta outra opção do que optarmos pelo indeferimento destas solicitações visando unificar e fortalecer o movimento, objetivando garantir que nossas reivindicações sejam forteS o suficiente para o cumprimento de nossos direitos.
Contamos com a compreensão e colaboração!
Guarapuava, 22 de Maio de 2015
Comitê de Ética de Greve – Unicentro
OBSERVAÇÃO: A COMPOSIÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA É APROVADA DEMOCRATICAMENTE EM ASSEMBLEIA