Notícias

Sindicatos docentes se reúnem neste sábado (18) em Curitiba para articular os encaminhamentos deliberados pelas assembleias

04 de Outubro de 2015 às 19:20:18

Os docentes da UEM e da UNICENTRO deliberaram por paralisação em data conjunta com as demais universidades. Os docentes da UNESPAR realizaram nos últimos dias paralisação em Campo Mourão, Embap, Fap e Paranaguá, enquanto Paranavaí aprovou indicativo de greve. UNIOESTE e UEPG aprovaram retomada da greve.


Os docentes das Universidades reafirmam sua pauta e que sustenta o movimento em todo o estado:


(i) Auditoria do sistema previdenciário estadual, desde o IPE, com foco no aporte legal do Estado;


(ii) retirada da proposta de criação do Fundo de Pensão Complementar;


(iii) Pagamento, por parte do estado, de todos os passivos e dívidas apurados relativamente aos Fundos Financeiros e Previdênciário;


(iiii) Modificação do modelo de gestão da previdência, passando a ser paritária entre Estado e servidores.


Em 13/04, os sindicatos docentes estiveram reunidos com o líder do governo na ALEP, Deputado Romanelli. O Deputado concordou em acolher as proposições para discussão e de imediato nos repassou numerosa documentação sobre os debates do PL.
Ocorre que no dia 15 de abril, dois depois, formos surpreendidos com pronunciamento do Deputado no plenário da ALEP, sobre o Projeto de Lei, afirmando haver apenas “duas pequenas divergências”: (i) quem indicará o presidente do conselho paritário e (ii) qual será a data retroativa a constar no PL. Significa que todos os pontos manifestados pelas Seções Sindicais de Docentes foram desconsiderados.