Notícias

Reunidos em assembleia nesta sexta feira (10), docentes da UNICENTRO deliberaram sobre as ações para se contrapor a perda de direitos na Previdência.

04 de Outubro de 2015 às 19:11:27

Os docentes da UNICENTRO se reuniram em assembleias nesta sexta-feira (10) às 14h nos campi de Irati e CEDETEG para debater sobre o projeto de lei que o governo Beto Richa encaminhou nesta semana à ALEP em que pretende a reforma da previdência dos servidores públicos.


As assembleias foram antecedidas  por debates sobre o modelo de previdência no Paraná e as mudanças pretendidas pelo governo. Na primeira semana de abril, o professor Hélvio Alexandre Mariano do DEHIS, esteve em Irati e contribuiu para com o debate. O professor era diretor nacional do ANDES-SN quando o governo federal fez a reforma da previdência e implantou o FUNPRESP. O FUNPRESP é o modelo que o governo do estado utiliza, quando apresenta sua proposta. Na sua explanação ele demonstrou as perdas que os servidores públicos federais tiveram com a mudança do modelo e o risco a que estão sujeitos.


Em Guarapuava, coube ao advogado e especialista em direito previdenciário, Ludimar Rafanhim realizar o debate em 09 de abril. Trouxe outras informações já em função da Audiência Pública na ALEP, em que foi apresentado a proposta de modelo pretendida pelo governo. Na audiência estiveram presentes os sindicatos representativos das diversas categoria dos servidores públicos, deputados, técnicos da ParanáPrevidência e servidores públicos. No link, a seguir, pode-se ter acesso à fala do Ludimar Rafanhim em debate realizado pela Adunioeste em 26/03: https://www.youtube.com/watch?v=UBrdCcoDzMU


DELIBERAÇÕES DAS ASSEMBLEIAS


Em Irati foi aprovado a realização de um dia de luta em 15 de abril com atividades de panfletagem na universidade e no centro da cidade. Também será realizada Aula Pública às 19h no auditório Denise Stoklos, com a presença de todos os departamentos, cujo tema é a Previdência dos servidores públicos. Estas ações antecedem uma possível paralisação da UNICENTRO e caravana à Curitiba quando da votação do assunto na ALEP.


Em Guarapuava, as decisões se somam às deliberações de Irati e foi decidida a construção de um dia de paralisação em data a ser definida com o conjunto das demais universidades. Também está confirmada a caravana para Curitiba no dia da votação da proposta na ALEP.


É importante destacar que a UNICENTRO permanece em estado de greve e os docentes devem se manter atentos para barrar este projeto que prejudica direitos dos servidores públicos. Está claro para a categoria que o governo Beto Richa não apresentou esta proposta para resolver possíveis dificuldades na Previdência dos Servidores Públicos, mas apenas resolver o problema de caixa do executivo estadual.


Também foram debatidas nas assembleias o cumprimento da data base a partir de 1º de maio, cujo IPCA acumulado no ano já superou os 8%; a necessidade de ampliar a luta contra o PL 4330, que trata das terceirizações e pautas específicas da UNICENTRO, as quais têm comprometido o bom funcionamento das atividades pedagógicas.


Informações relacionadas:


Audiência pública no Congresso Nacional quando foi criado o FUNPRESP em 2012 em que a estratégia do governo foi a de atropelar os servidores públicos. https://www.youtube.com/watch?v=h11gB5tX0VE


Reforma da previdência do setor público – Brasilianas.org (19/03/2012) https://www.youtube.com/watch?v=CZeJecVW_FI


Diretora nacional do ANDES-SN fala sobre os perigos da adesão ao FUNPRESP https://www.youtube.com/watch?v=23mZ-B_19Fw