Deliberações da Assembleia Docente desta quinta-feira (19). Docentes aprovam criação de Comissão para estudo da Autonomia e mudanças na distribuição de aulas para professores colaboradores
05 de Julho de 2015 às 20:38:24Reunidos em Assembleia Docente nesta quinta-feira (19) às 14 horas, mais de 350 docentes aprovaram a criação de uma comissão para organizar o debate entre os docentes sobre autonomia universitária. A proposta da comissão originou-se de uma produtiva discussão convocada pelos comandos de greve dos docentes, agentes universitários e estudantes que ocorreu na quarta-feira (18) em que participaram 50 pessoas. Ao se deparar com a complexidade do assunto e o entendimento de que isto não pode ficar restrito a um pequeno grupo nomeado pela reitoria, que fará um estudo para, apenas num segundo momento, o apresentá-lo à comunidade universitária (tudo isso num prazo de 60 dias contados a partir do dia 09/02, o que é impossível para uma decisão séria e responsável) gerou a proposta a ser encaminhada à assembleia.
A proposta, levada ao conjunto dos docentes, foi aprovada com a deliberação de que a comissão organize os debates, convoque assembleias gerais para discutir os eixos temáticos, reúna documentos e que convide docentes da ADUNESP e ADUSP. Pretende-se que estes venham à Unicentro para nos relatar quais as consequências das universidades paulistas terem adotado o modelo que vem servindo de referência para o governo do Paraná e pelas administrações das nossas IEES.
As discussões devem ser ampliadas para o conjunto dos docentes já neste momento, e que a proposta seja construída de baixo para cima, com um envolvimento maior dos docentes. Será buscada interlocução com estudantes e agentes universitários. O resultado das discussões finais deverá ser debatida e consolidada por meio de assembleia.
Professores Colaboradores
Na sexta-feira (13), quarto dia da greve, cerca de 80 professores colaboradores participaram de reunião convocada pelo Comando de Greve Docente para debater as condições de trabalho destes colegas. O debate suscitou diversas reivindicações e análises. Ao final da reunião foi elaborado um documento com uma pauta a ser submetida à discussão e votação em assembleia docente, o que ocorreu ontem (19).
A pauta de reivindicações dos Professores Colaboradores contempla:
1 – Igualdade de condições de trabalho entre colaboradores e efetivos, visando à diminuição da carga horária dos professores colaboradores para os limites estabelecidos para os professores efetivos;
2 – Contratação dos professores aprovados em concurso;
3 – Autorização para a realização de orientação de Iniciação Científica Voluntária pelos professores colaboradores. Para tanto, solicita-se a reformulação do calendário de editais para ingresso na Iniciação Científica.
4 – Prorrogação dos projetos de TIDE em caso de renovação contratual.
5 – Inclusão no PIAD de atividades realizadas pelos professores que hoje não são contempladas.
Após a leitura do documento sucederam as falas e o documento, posto em votação, foi aprovado por mais de 350 votos favoráveis e apenas um contrário.