Notícias

Docentes e estudantes do DCE da UNICENTRO estão ocupando desde ontem a Assembleia Legislativa do Paraná e lutando contra o pacotaço de maldades do governo

05 de Julho de 2015 às 20:18:16

Milhares de servidores públicos paranaenses ocuparam ontem a Assembleia Legislativa do Paraná, logo após o Plenário da Casa provar um requerimento que transformava a sessão em comissão geral, atropelando qualquer possibilidade de discussão das categorias com os deputados. Por 34 votos a 19 (os três deputados de Guarapuava; Artagão Júnior, Cristina Silvestri e Bernardo Carli) votaram contra a educação e a previdência. Assim que o requerimento foi aprovado, por volta das 17h50, os servidores públicos que estavam do lado de fora se indignaram com o tratoraço e passaram a ocupar o prédio e, posteriormente, ocuparam o plenário. A sessão foi suspensa assim que a ocupação começou, demonstrando a força do movimento.


Diante da falta de diálogo dos ‘representantes do povo’ com as categorias, em que pese a prática desrespeitosa do governo em enviar temas importantíssimos às vésperas do natal e do carnaval para serem votados todos em um único dia, não restou alternativa senão ocupar a ALEP.


A OAB, que também lançou nota repudiando a postura do governo afirma categoricamente: A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SEÇÃO PARANÁ vem publicamente manifestar-se de forma absolutamente contrária ao regime de tramitação sumaríssimo, incompatível com a magnitude dos temas, e ao mérito do projeto de Lei 60/2015, do Governo do Estado, que provoca radicais alterações orçamentárias com profundos impactos sobre direitos adquiridos.


Greve e ocupação são sempre os últimos recursos a que a categoria dos trabalhadores e estudantes recorre. Nunca os primeiros. A ocupação é um ato simbólico em que, diante do autoritarismo e desrespeito, o povo retoma o espaço que é seu e que deveria legislar em sua defesa e nunca contra ele.