Notícias

Estudantes da UERJ realizam protesto contra atraso no pagamento de bolsas

05 de Julho de 2015 às 19:52:19


Estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) realizaram um protesto na noite de quinta-feira (22) contra o atraso de 18 dias no pagamento das bolsas estudantes, de residência, dos pró-cientistas, assim como nos salários de professores visitantes e substitutos e dos técnicos contratados. Com palavras de ordem “se não pagar, a Uerj vai parar”, os alunos permaneceram no corredor da reitoria, no campus Maracanã, até serem surpreendidos pela falta de luz, por volta das 20:30.


A Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj) – Seção Sindical do ANDES-SN, em nota divulgada, se mostrou preocupada com os atrasos no pagamento de bolsas e salários. “O atraso nas bolsas dos estudantes significa o comprometimento do fim do período letivo, pois muitos não têm recursos para ir até a universidade assistir aulas ou fazer provas; ao mesmo tempo, atividades fundamentais da Uerj (como o apoio técnico e os serviços de limpeza, manutenção e segurança) também têm sua continuidade ameaçados”.


Ainda em nota, a Asduerj SSind sobressalta a situação dos docentes, que não receberam seus salários por aulas já dadas, ferindo gravemente seus direitos trabalhistas. “É com o espírito de defesa do ensino público de qualidade que a Uerj oferece a seus alunos que convidamos todos e todas a se mobilizar para exigir da reitoria e do governo estadual um posicionamento sobre o atraso de bolsas e pagamentos”, finaliza a nota.


*Com informações e imagem de Asduerj SSind