Comissão Eleitoral informa sobre a forma de realização da eleição à diretoria da ADUNICENTRO
10 de Novembro de 2020 às 16:07:42COMISSÃO ELEITORAL (CE) DO PLEITO ELEITORAL À DIRETORIA
DA ADUNICENTRO PARA O BIÊNIO 2020-2022
Circular CE n. 05/2020
A Comissão Eleitoral comunica sobre o Processo de Eleição para a nova direção da ADUNICENTRO para o Biênio 2020-2022, conforme relatório produzido pelo professor doutor Artur Lourival da Fonseca Machado (DEMAT-I), e assinado em acordo por todos os membros da Comissão.
Nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas pelo canal oficial da Comissão Eleitoral, o email: eleicoesadunicentro2020@gmail.com.
Guarapuava – Irati, 09 de novembro de 2020.
Prof. Dr. Alessandro de Melo
Presidente da Comissão Eleitoral
Profa. Dra. Claudia Regina Magnabosco Martins
Representante eleita pela Base
Prof. Dr. Artur Lourival da Fonseca Machado
Representante da Direção atual da ADUNICENTRO
Prof. Dr. Daniel Luiz Stefenon
Representante da Chapa Renova ADUNICENTRO
--------------------------
COMISSÃO ELEITORAL (CE) DO PLEITO ELEITORAL À DIRETORIA
DA ADUNICENTRO PARA O BIÊNIO 2020-2022
Sobre a forma de realização da eleição, informamos:
A eleição da Adunicentro será realizada através do sistema de votações on-line da Helios Voting (https://heliosvoting.org), na qual os filiados receberão email com identificador e senha e o link para o sistema Helios Voting, que é um sistema gratuito e altamente confiável.
O sistema de segurança da eleição está sendo trabalhado pelo Prof. Dr. Artur Lourival da Fonseca Machado, com avaliações do sistema Helios Voting e do sistema SAELE.
A avaliação considerou o histórico de registros em artigos que tratam do sistema Helios Voting, como em Araújo Neto (2012), Vital (2018), com descrições de segurança e eficiência como em Kulyk e Volkamer (2016). Portanto, optamos por usá-lo, inclusive por ser necessário para uso do sistema SAELE a hospedagem em site e vários cuidados adicionais em relação ao uso do Helios Voting.
A comissão terá responsabilidade dividida e a apuração de resultados somente com a decriptação da votação pelos membros da comissão com suas senhas individuais.
De acordo com Adida (2008, apud Vital 2018), “o Helios é o primeiro sistema de votação de auditoria aberta na web” e “acredita que este sistema é ideal para eleições de comunidades de software on-line, clubes locais, governos estudantis e outros ambientes onde são necessárias eleições confiáveis e de votação secreta, mas a coerção não é uma preocupação séria”.
Ainda sobre a segurança e facilidade, Kulyk e Volkamer (2016) comparam o sistema da Helios Voting com outros sistemas. Outros detalhes como hipóteses de coerção são tratados no artigo de Araújo, Barki, Brunet e Traoré (2016), em Workshop sobre Avanços em Segurança de votações eletrônicas.
Referências:
ADIDA, B. Helios: Web-based Open-Audit Voting. In: USENIX security symposium. 2008. p. 335-348.
ARAÚJO NETO, A. Eleições Eletrônicas sob a Perspectiva de Segurança: SAELE como uma alternativa ao modelo de eleição tradicional para ambientes acadêmicos Afonso Araújo Neto Departamento de Segurança da Informação CPD – UFRGS. (2012). Disponível em: www.ufrgs.br/documentacaoti/wp-content/uploads/Seguran%C3%A7aEleicoesEletronicas_UFRGS.pdf
ARAÚJO, R.; BARKI, A.; BRUNET, S.; TRAORÉ, J. Remote Electronic Voting can be Efficient, Verifiable and Coercion-Resistant. 1st Workshop on Advanced in Secure Electronic Voting, Associated with Financial Crypto, Barbados, 2016. Disponível em: https://fc16.ifca.ai/voting/papers/ABBT16.pdf
VITAL, A. F. R. Por Uma Uft Ciberdemocrática: Uma proposta de implantação de sistema de votação online para pesquisa eleitoral de Reitor e Vice-Reitor. Dissertação: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, 2018. Disponível em: http://umbu.uft.edu.br/bitstream/11612/1075/1/Adriano%20Fraga%20Rodrigues%20Vital%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
KULYK, O.; VOLKAMER, M. Efficiency Comparison of Various Approaches in E-Voting Protocols. Springer, 2016. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-662-53357-4_14